Agora o meu livro "Pensamento estratégico é um lifestyle" está disponível em audiobook, clique aqui para conhecer.
x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Alice Schroeder

A bola de neve

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

A bola de neve - Warren Buffett

Em “A bola de neve”, Alice Schroeder conta a história de Warren Buffett, vida e negócios. Em um grande e detalhado livro, a autora resgata memórias de Warren na busca por construir a trajetória desse grande ícone das finanças.

Nascido e criado em Omaha, interior dos Estados Unidos, Warren teve uma infância simples, mas não de extrema carência. Seu pai homem conservador teve muitos problemas nos seus negócios por não abrir mão de algumas visões e se manter rígido em suas posições, isso acabou limitando seus ganhos e colocando-o em uma posição ruim na sociedade de Omaha. Sua infância foi bem conturbada, meio a confusões políticas do pai e duros castigos e palavras da mãe. Cresceu triste e afastado da mãe e mesmo na sua vida adulta tinha pouquíssimo contato com a mãe.

Warren desde menino sempre foi um acumulador, gostava de colecionar tudo que era possível, desde selos postais, bolas de beisebol e dólares. Durante sua adolescência entregou jornais e guardou todo seu dinheiro até os 20 e tantos anos. Se inscreveu para Harvard mas foi negado, chateado voltou para Omaha e tentou inscrição na Columbia depois de descobrir que seu astro Benjamin Graham dava aulas lá. Benjamin Graham na época era conhecido como o mais influente investidor e com o livro “O investidor inteligente” alçou posições de destaque.

Warren tendo Graham como referência, cursou em Columbia com honras e logo tentou vaga no escritório do professor. Com alguma insistência ele conseguiu a oportunidade e começou no escritório, com o tempo foi subindo e conquistando a confiança de seu mestre. Depois de algum tempo Graham estava cansado e desistiu da empresa, ele e o sócio iriam fechá-la, ofereceram o posto para Buffett mas ele não quis, queria ficar se tivesse o mestre por perto.

Com o escritório fechado Warren volta pra Omaha e começa seu empreendimento, reúne um grupo de amigos e familiares, levanta um capital e começa a investir. Em pouco tempo recebe mais clientes e indicações e sua carteira passa a crescer mais e mais. Em alguns anos Warren estava alcançando seus primeiros milhões e se destacando em investimentos.

A partir dessa subida Warren nunca desceu, continuou crescendo ano após ano e superando o Dow Jones muitos anos consecutivos. Depois desse estágio sua vida passou a virar uma bola de neve e seus investimentos tomar proporções inimagináveis. Em algumas décadas alcançou os bilhões e a posição de homem mais rico do mundo.

Nesse livro a autora se preocupa em tratar em detalhes a história de Buffett e nos apresenta as minúcias de décadas de sucesso e acontecimentos fantásticos.

Buffett é um mito e sua imagem é de um herói de negócios, conhecido e querido no mundo todo, sua história serve de inspiração e é um ponto quase obrigatório para qualquer empreendedor, investidor ou estudante de negócios.

Top 5 Aprendizados

  1. Qualquer centavo vale, não despreze nada, economize sempre.
    Warren sempre buscou economizar sempre e nunca ignorou um centavo que fosse sem refletir e agir estrategicamente. Cada centavo tem que ser levado em conta e ser poupado quando possível.
  2. O dinheiro de hoje bem aplicado pode ser muito maior amanhã.
    Quando aplicamos o dinheiro de forma inteligente, podemos ter bons retornos. Logo qualquer real hoje pode valer muitos reais no futuro se tiverem um destino adequado.
  3. Não há atalho, só trabalho duro e muito, muito estudo.
    Warren Buffett demorou décadas para construir seu nome e sua fortuna e isso lhe custou horas e mais horas de estudo e dedicação. Por mais que ele seja um multibilionário hoje, ele passou por um longo percurso, trabalhou e estudou muito pra isso.
  4. Fazer e conservar amizades que te puxem pra cima.
    No livro fica claro os amigos e pessoas de convívio de Warren. Ele sempre esteve rodeado de pessoas inteligente e positivas, sempre escolheu manter e nutrir amizades que o levassem pra cima.
  5. Ler, ler e ler.
    Warren Buffett é um leitor ávido e em sua melhor época chegou a ler horas a fio trancado em seu quarto. Lê diariamente os principais jornais americanos e publicações da área financeira. Nunca deixou de acreditar no conhecimento e ainda velhinho lê e se dedica a melhorar seu repertório.
Reproduzir

podcast

A bola de neve
Alice Schroeder
  • Felippe Da Cás

    Muito bom, parabéns pelo trabalho. Também leio bastante e estou avançado no livro “Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores” do próprio Buffett, segue como um complemento do que foi dito aqui.

    • Que maravilha Felippe, vou dar uma pesquisada.

      *desculpa a demora na resposta, fui revisar as coisas do blog e vi comentários não respondidos 🙁

Lucas Conchetto - 2018