x

Newsletter

Receba conteúdo semanal do L&N

  • Mídias:
Charles Duhigg

Mais rápido e melhor

  • Recursos:

O livro do jornalista Charles Duhigg “Mais rápido e melhor” (Objetiva; 352 páginas; Tradução de Leonardo Alves; 28 reais) investiga por que algumas pessoas e empresas são mais produtivas do que as outras. Através de muitas pesquisas e entrevistas Duhigg abordou neurologistas, empresários, atletas, psicólogos e outros especialistas em produtividade. A missão do autor é descobrir como tomar melhores decisões, definir metas desafiadoras, entregar mais resultados em menos tempo e ser estratégico.

O novo milênio apresenta diversos desafios. Vivemos em um momento de abundância de informação, sobrecarga de decisões e incertezas. Estamos sempre perturbados pelo excesso de estímulos e oportunidades. Está cada dia mais claro a importância de tomar decisões inteligentes, ter planos coerentes e um ferramental poderoso para lidar com o mundo moderno. Neste livro, Duhigg busca entender a produtividade e guiar seus leitores pelos principais pilares da alta performance e da gestão pessoal.

Estruturado em oito capítulos, o autor cobre os fundamentos da produtividade em seções como: motivação, equipes, foco, determinação de metas, gestão de pessoas, tomada de decisão, inovação e absorção de dados.

Embora o livro trabalhe vários campos, é no desenvolvimento pessoal que se dá sua maior contribuição. Nosso maior obstáculo para realização será sempre nossas limitações físicas, emocionais e psicológicas. É no fator humano que reside todo potencial e entrave ao desenvolvimento. Por tanto, é fundamental a tomada de consciência e uma visão clara de que estratégias e conhecimentos são essenciais para superação e sucesso.

Qualquer objetivo sonhado ou plano traçado depende de um ingrediente importante: a motivação. Sem motivação não existe execução e esforço prolongado. Se não temos um motivo, a energia simplesmente acaba. Ficamos preso em um ciclo de insatisfação, estagnação e tristeza. É preciso de um motivo para ação, algo que impulsione e crie movimento. Segundo Duhigg a motivação é ativada pela consciência de que estamos no comando da situação. Toda vez que há controle, há motivação e rendimentos. Sem controle, clareza e organização, nossa mente gera estresse e desmotivação. Tomar decisões importantes, com um desenho claro e objetivo, tende a potencializar a motivação e os rendimentos.

Outro componente valioso para fazer mais e melhor é o desenvolvimento de “imagens mentais”. No desdobramento do livro, fica nítido a importância da ideia para o autor. Através de histórias, pesquisas, reflexões e análises, Charles Duhigg constrói o conceito e guia o leitor para esse poderoso ferramental. Criar imagens mentais antecipa questões, desenvolve hipóteses e planos de ação. Quem cria modelos mentais toma menos sustos e tem mais acertos. Por exemplo, em uma eventual negociação, a reflexão prévia e foco em imagens mentais pode criar uma série de defesas e argumentos poderosos. Quem se antecipa têm maior precisão e poder de manobra.

Somado às imagens mentais e motivação temos um componente que deve estar por trás de tudo isso: as metas. Precisamos executar aquilo que faz sentido, sendo parte de algo maior, coerente e previsível. Desenvolver metas é o caminho profissional para alcançar nossos objetivos. O autor apresenta dois conceitos: metas forçadas e metas smart. Metas forçadas são como sonhos. Temos uma grande ambição, um plano vago e muita expectativa. Essas metas ajudam a ampliar a visão, expandir repertório e uma imagem mental maior de si mesmo. Elas são poderosas para vencer o médio e atingir grandes resultados. Metas smart tratam de precisão, planejamento, execução e acompanhamento. São objetivos de curto prazo, extremamente calculados, previsíveis e coerentes. Quando somados, metas smart e forçadas geram um grande potencial entre curto e longo prazo.

Leitura relevante, muito prática e divertida. Duhigg como jornalista tem uma tendência a pesquisas, entrevistas e dados de campo. Isso torna o livro mais rico, fluido e dinâmico. Por que ler? Para conhecer técnicas e métodos para lidar com os desafios da vida moderna. Duhigg levou 2 anos para escrever esse livro e sofreu na prática os altos e baixos de produtividade, isso torna o conteúdo objetivo e útil.

Top 5 Aprendizados

  1. Motivação tem a ver com organização, clareza e controle.
  2. Pânico e estresse não quer dizer que tudo está arruinado. (“Na verdade, eles são a condição que nos ajuda a sermos flexíveis o bastante para capturar algo novo”).
  3. Limite a quantidade de tarefas e projetos.
  4. Imagens mentais são poderosas ferramentas.
  5. Metas forçadas e Metas SMART.
Reproduzir

podcast

Mais rápido e melhor
Charles Duhigg
Livros & Negócios 2018 por MINIMAL