x

Newsletter

Receba conteúdo semanal do L&N

  • Mídias:
Josh Kaufman

Manual do CEO

  • Recursos:

Manual do CEO - Josh Kaufman

O livro do autor bestseller Josh Kaufman “Manual do CEO” (Saraiva; 400 páginas; 36 reais) é um guia para entender negócios e pensar estratégias através das mais diversas disciplinas. O autor navega pelos mais importantes tópicos de negócios, percorrendo desde as áreas técnicas até as humanas.

O “Manual do CEO” é um dos frutos de um projeto de pesquisa realizado por Kaufman denominado “Personal MBA”. Comprometido com a análise crítica sobre o investimento educacional formal, Josh elaborou um conteúdo rico e concreto, com inúmeros argumentos poderosos para defender sua tese: um MBA pode ser um mau negócio. MBA’s quase sempre são caríssimos. Envolvidos pelo prestígio e status que confere a universidade, os alunos investem grandes quantias, quase sempre através de financiamento estudantil. Após a conclusão de um curso de MBA espera-se um retorno financeiro. No entanto, raramente o retorno vem rápido e nem sempre é um retorno garantido. O aluno investe 50 mil reais em um grande MBA e com isso consegue, por exemplo, um aumento de 2 mil reais mensais. Esse aluno vai precisar de 25 meses só para pagar seu investimento, isso sem levar em conta critérios mais rigorosos para o cálculo financeiro. Somente depois desses 2 anos que o MBA começará dar retorno sobre o investimento, antes disso o aumento somente estava pagando o próprio investimento.

O autor não é contra a educação formal, ele simplesmente alerta o leitor para importantes variáveis e guia-o em reflexões profundas e elaboradas. A educação autodidata, fundamentada em livros, pesquisas e conhecimento prático pode dar grandes frutos. Independentemente da escolha, é importante um raciocínio crítico bem afiado e um repertório amplo para tomar decisões coerentes, economicamente saudáveis e bem estruturadas.

Em “Manual do CEO” Kaufman percorre as mais importantes disciplinas de negócios, educando o leitor leigo em negócios, ou mesmo relembrando os mais versados das muitas competências que um negócio exige. O autor navega desde as bases de um negócio, a criação de valor, marketing e vendas, até o relacionamento humano, o desenvolvimento pessoal e o pensamento metódico e sistemático. O livro é de fato um manual e cabe bem como guia de pesquisa. Seu amplo leque de tópicos faz o leitor navegar pelo universo dos negócios, criando uma maior compreensão e abrindo as portas para conteúdos mais densos e complexos.

Top 5 Aprendizados

  1. Qualquer investimento deve ser friamente analisado. (Caso do MBA)
  2. O homem avisado é homem prevenido. (O amplo repertório previne o indivíduo de escolhas prematuras e infundadas)
  3. Diversifique seus saberes. (Leia sobre negócios, saúde, performance, literatura e enriqueça seu poder de reflexão)
  4. Existe uma saída criativa para cada problema. (É seu interesse por estudar, questionar e evoluir que trará essa habilidade)
  5. Na busca de construir algo não esqueça da sua saúde. (Muitas vezes forçamos a barra, estudando horas sem descanso, dormindo pouco e alimentando-se mal)
Reproduzir

podcast

Manual do CEO
Josh Kaufman
  • Victor Elson

    Muito bom! Parabéns! Comentei no seu canal e comento aqui também. Estou desenvolvendo um site no nicho de Marketing e empreendedorismo digital e no mesmo penso em criar uma página com indicações dos seus resumos para ajudar os futuros empreendedores, mas queria fazer uma paceira oficial com seu projeto. O que me diz ? Vou enviar um e-mail para você. Sucesso!

    • Lucas Conchetto

      Muito obrigado Victor.
      Respondi seu email.
      Abraço.

Livros & Negócios 2018