Agora o meu livro "Pensamento estratégico é um lifestyle" está disponível em audiobook, clique aqui para conhecer.
x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Joseph Murphy

O Poder do Subconsciente

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

O poder do subconsciente - Joseph Murphy

O livro do renomado autor de autoajuda Joseph Murphy “O poder do subconsciente” (Best Seller; 308 páginas; 27 reais) trata de discutir o poder do subconsciente, das crenças e das fronteiras da mente. Como nossa conversa interna influencia nossos resultados e quão poderoso e decisivo é o subconsciente em nossa jornada de vida.

Valorizamos imensamente a consciência e a razão. Estamos sempre a elogiar e bendizer essa capacidade ímpar do ser humano. No entanto, esquecemos o quão importante e definidor é a outra parcela do indivíduo: o subconsciente. Existem muitas pesquisas que abordam a questão da mente subconsciente e sua parcela de influência no dia-a-dia. Embora elas atribuam uma parcela diferente à mente subconsciente, todas dizem que a ação humana é predominantemente ditada pelo subconsciente. Fala-se que a consciência representa somente 5% ou 10% da máquina desejante que é o homem. O restante seria nosso subconsciente guiando e controlando nossas ações. Nossa mente funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, sem descanso integral. Há momentos de descanso e redistribuição no cérebro, mas ele nunca descansa por inteiro, só há um momento que o cérebro cala-se: a morte. Quando paramos e pensamos sobre isso, logo nos assombramos. Passamos boa parte do nosso dia dormindo e outras tantas tomando decisões que nos causam espanto, às vezes nos perdemos pensando, “afinal, como foi que tomei aquela decisão?”, “como fui tão grosso com aquele atendente?”, “porque fui tão impulsivo hoje no trânsito?”. Nosso subconsciente é um gestor em tempo integral, cedendo à consciência e razão somente alguma parcela do trabalho. A parcela da consciência quase sempre está envolvida com o controle das decisões subconscientes, aquele impulso que refreamos, ou, na racionalização das ações que já se concretizaram.

Assim que entendemos o poder do subconsciente para ditar o rumo das nossas vidas, entendemos a lógica do raciocínio do autor Joseph Murphy e a relevância de seus métodos. Joseph Murphy afirma que a consciência é capaz de influenciar o subconsciente. Quando pensamos a respeito de algo e tornamos isso uma prática, existe uma grande probabilidade de isso ser internalizado e tornar-se uma verdade subconsciente. A maneira mais eficaz para afetar o subconsciente é através do self-talk. Todos seres humanos passam o dia falando sozinhos. Sempre estamos travados em alguma discussão interna, algum diálogo interno, um self-talk. Esse diálogo pode ter várias dinâmicas. Alguns falam para si que são capazes, comprometidos, estudiosos, pacientes e bem-sucedidos. Já outros dizem que são incapazes, limitados, azarados, simplesmente nada dá certo em suas vidas. Esse diálogo consistente impregna o subconsciente. Uma vez que isso vira uma realidade subjetiva, o subconsciente vai guiar todo o ser para ter consistência com aquela crença. Se você pensa que é limitado, logo crê que é limitado, e seu subconsciente vive de acordo. Estudando menos, desistindo mais, lutando menos e reclamando mais. Então tudo está relacionado com as forças subconscientes.

O autor dedica-se a trazer diversos métodos para ajudar o leitor na modelagem de sua mente e na conquista de seus objetivos. Embora sejamos todos seres humanos, somos diferentes na hora de desejar e viver nossa vida cotidiana. Por isso o autor se empenha em diversificar as abordagens e liberar o leitor para testar várias ferramentas. Segue algumas das ferramentas apresentadas pelo autor:

Argumentação

Quando está diante de um baixo resultado ou de um projeto mal sucedido, não foque seu “self-talk” na sua incapacidade inata, no seu valor como ser humano. Argumente que isso é resultado de uma crença limitada, de uma falta de alinhamento emocional. Por isso você precisa trabalhar e transformar-se. Essa forma de racionalizar ajuda a tirar o peso que temos quando as coisas não se desenrolam como desejamos.

Auto-sugestão

Afirme que é capaz, esforçado, dedicado e estudioso. Mas você precisa crer naquilo que fala, precisa existir verdade nisso. Falar da boca para fora é perda de tempo.

Imagens Mentais

Visualize aquilo que deseja. Pense nos detalhes, no caminho que vai fazer, como tudo se desdobra. Como seus olhos veriam de forma consciente algo que é real, faça sua mente ver através da imaginação: seja um diretor de cinema.

Top 5 Aprendizados

  1. Acreditamos no que repetidamente falamos. (Quanto mais insistimos em uma ideia, maior é a chance dela colar e impregnar em nosso subconsciente)
  2. O subconsciente é mais poderoso do que imaginamos.
  3. Se você diz com frequência que não é capaz, uma hora você vai estar certo.
  4. Uma sugestão pode tornar-se realidade. (Você se aproxima de alguém e diz que ele está com uma péssima aparência, parece que vai desmaiar, passar mal a qualquer momento. Quando o outro aceita a sugestão, ela transforma-se em realidade, e vem a tontura, as mãos frias. O inverso também é real.)
  5. Vigie seu self-talk. (Não dê espaço para racionalizações e conversas internas negativas, elas influenciam nossos resultados).
Reproduzir

podcast

O Poder do Subconsciente
Joseph Murphy
Lucas Conchetto - 2018