Agora o meu livro "Pensamento estratégico é um lifestyle" está disponível em audiobook, clique aqui para conhecer.
x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Robert Kiyosaki

Pai Rico Pai Pobre

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

Livro Pai rico Pai pobre

Em “Pai Rico Pai Pobre” Robert Kiyosaki discute sobre a importância da educação financeira. Todos os anos novas pessoas se formam e entram no mercado de trabalho e em sua grande maioria sem educação financeira. O resultado segundo Robert, é uma sociedade que trabalha muito, guarda pouco e passa sérios apertos no dia a dia.

Nascido e criado no Havaí, Robert desde muito cedo queria ser rico. Seu pai funcionário público na área da educação pouco sabia lidar com dinheiro e embora ganhasse bem sempre teve problemas financeiros. Em sua casa Robert nunca teve uma abordagem financeira mais aberta e os pais evitavam a todo custo esses debates. Como Robert era astuto e queria aprender, insistiu ao pai que acabou indicando um amigo. Esse amigo era o pai de Mike, um grade amigo de escola de Robert. O pai de Mike foi responsável por dar toda base de educação financeira ao filho Mike e também a Robert. Essa experiência transformadora levou Robert a ter uma consciência financeira muito grande logo na sua pré-adolescência. Já em seus 20 e poucos anos Robert entrou no mercado de trabalho, explorou várias áreas e foi insaciável, trabalho na industria petrolífera, tecnológica e até passou pela marinha dos Estados Unidos. De lá em diante Robert continuou trabalhando em empresas e empreendendo fora delas, acumulou um bom capital e passou a ser investidor. Muitos anos se passaram e aos 47 anos ele se aposentou com total independência financeira.

A maior mensagem do autor é sobre a importância da educação financeira, pois é a partir dela que vamos poder tomar melhores decisões com nosso dinheiro e multiplicá-lo. Imagine que passamos 8 horas por dia trabalhando para ganhar dinheiro, nos esforçamos muito, estudamos, treinamos, tudo para ganhar mais. E quando ganhamos não sabemos lidar bem com o dinheiro por que nos falta conhecimento. Chega a ser trágico dedicarmos tanto esforço pra ganhar e quase nenhum esforço pra dominar os fundamentos financeiros. Segundo o autor quase 95% da população está presa na corrida dos ratos, como um hamster em sua rodinha, corre corre e não sai do lugar. A corrida dos ratos é trabalhar todo dia, e tudo que ganha vai em contas e outras atividades. No final do mês o dinheiro já acabou, temos novas contas para o próximo mês e não resta outra alternativa a não ser trabalhar. Em longo prazo o resultado é muito trabalho e poucas conquistas, é como estar numa corrida de ratos, sem nunca chegar a lugar algum.

Top 5 aprendizados

  1. Investir no conhecimento é sempre o maior investimento.
    Investir em conhecimento é sempre um bom caminho. Como o mundo muda muito e em grande velocidade, são nossos aprendizados e capacidade de pensar que nos coloca em uma posição de vantagem.
  2. Trabalhe para aprender, não para ganhar dinheiro.
    Quanto mais novo você for, mais pode tirar proveito desse ensinamento. Quanto mais trabalhamos lugares variados, mais experiência ganhamos e mais nosso horizonte se expande.
  3. Pague a você mesmo primeiro .
    Esse ensinamento o autor tirou do livro “O homem mais rico da Babilônia” do George Samuel Clason. A ideia é que você pague a si mesmo antes de destinar o dinheiro para qualquer outro propósito. Se faltar para pagar os outros, negocie, encontre soluções, mas nunca fique sem se pagar. Com essa ideia o resultado em longo prazo é fantástico.
  4. O conhecimento vale mais do que dinheiro no longo prazo.
    Sem conhecimento o dinheiro ganhado rápido e em grande quantidade é fácil de ser perdido. Por isso quanto mais conhecimento você tem, melhores condições tem para lidar com os episódios complexos da vida. As crises sempre existirão, mas é sua experiência e conhecimento que vão te colocar em outro nível.
  5. Dominar o contexto que você está inserido.
    É sempre bom termos uma visão holística. Quanto mais amplo e quanto mais pulverizado é nosso conhecimento, mais conseguimos transitar por diversos campos. É claro que é essencial ter uma especialidade, mas nunca deixar de acumular conhecimentos adjacentes.
Reproduzir

podcast

Pai Rico Pai Pobre
Robert Kiyosaki
Lucas Conchetto - 2018