x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Mario Sergio Cortella

Por que fazemos o que fazemos?

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

O livro do professor Mario Sergio Cortella “Por que fazemos o que fazemos?” (Planeta do Brasil; 176 páginas; 16 reais) discute tópicos importantes sobre trabalho e carreira. Como lidar com os diversos desafios do mercado de trabalho e ainda sim encontrar realização e motivação. De forma didática o autor faz uso da filosofia para organizar o mundo laboral e munir o leitor de conceitos para uma melhor tomada de decisão e satisfação profissional.

Cortella é conhecido por seu didatismo. Suas palavras e aulas são muito requisitadas, inclusive seu estilo paciente e professoral nos ajuda muito a absorver os diversos conceitos que trabalha no livro. Em “Por que fazemos o que fazemos?” Cortella navega pelo mundo do trabalho e ajuda o leitor a resolver muitos dilemas. Por que persistir em uma carreira? Por que não sinto prazer no que faço? Odeio segundas-feiras, o que faço? Essas e tantas outras questões permeiam o livro e servem de base para o autor refletir e compor suas ideias.

A guia mestra do livro é o universo profissional. Nos 20 capítulos do livro o autor vai dar ferramentas para pensar a vida e a carreira. Se o trabalho faz parte da vida e compõe boa parte do dia que passamos acordados, é preciso achar uma direção e encontrar satisfação ou ao menos algum sentido no que fazemos. Afinal, por que fazemos o que fazemos? Como encontrar sentido e persistir no dia a dia já que a vida é tão complexa e cheia de sofrimento? Sem clareza podemos estagnar e perder todo potencial de crescimento. O autor provoca o leitor a pensar em sua própria vida, reorganizar suas demandas e aprender a viver o mundo do trabalho.

O livro apresenta diversos problemas e dilemas da vida moderna. Como conciliar vida profissional e pessoal; como ser feliz ou encontrar satisfação no que faz; como aquietar a mente e produzir etc. Fica muito claro que ao longo de todo livro o autor ajuda seus leitores a perceber que é fundamental o questionamento e a construção de sentido. A missão de cada indivíduo é encontrar uma razão para fazer o que faz. Entender, organizar, dar clareza e sentido para sua vida.

Livro leve, fácil de ler e com vocabulário acessível. Viajamos por vários assuntos e aprendemos algumas ideias de filosofia e uma pitadinha de sociologia. Bem dinâmico e divertido, o livro traz ferramentas para trabalhar desafios pessoais e profissionais.

Top 5 Aprendizados

  1. Quando bate o desânimo, precisamos entender o por que fazemos o que fazemos.
  2. Uma vida sem propósito pode ser uma vida triste.
  3. É possível encontrar realização e desenvolvimento pessoal no trabalho.
  4. Ter clareza do por que fazer e do por que não fazer.
  5. Paciência na turbulência, sabedoria na travessia.
Reproduzir

podcast

Por que fazemos o que fazemos?
Mario Sergio Cortella
Lucas Conchetto - 2018