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Rony Meisler

Rebeldes Têm Asas

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O livro do empresário e CEO da Reserva, Rony Meisler, “Rebeldes têm asas” (Sextante; 436 páginas; apoio do jornalista Sergio Pugliese; 34 reais) traz a história da marca, seus projetos, impacto social e influência no ambiente empresarial. A Reserva nasceu como marca de moda masculina, mas cresceu, ganhou novos nichos como infantil, moda feminina e um poderoso e lucrativo e-commerce. Com 65 lojas próprias e faturamento de R$350 milhões de reais, a Reserva figura entre as empresas mais inovadoras do mundo, segundo a revista Fast Company.

A Reserva impacta o mercado de diferentes formas. Na moda, seu estilo disruptivo e subversivo criou novos modelos de negócios e virou a indústria de ponta cabeça. Nos negócios inovou em cultura empresarial e tecnologia. Mas não para por aí, a marca tem projetos sociais próprios, e também apoia ongs e iniciativas transformadoras por todo o Brasil. Criou o 1P5P, um projeto social que a cada peça vendida, viabiliza a doação de 5 pratos de comida. Atualmente somam mais de 14 milhões de refeições doadas.

Conhecemos em Rebeldes têm asas a história de vida de Rony Meisler e da marca Reserva. Da infância à vida adulta, viajamos pela trajetória do empreendedor, suas raízes, inspiração e sonhos. Escrito por Rony com apoio do jornalista Sergio Pugliese, o livro busca inspirar e provocar o leitor. Negócios podem e devem ser feitos de novas maneiras. Através de uma visão inspirada, emocional e até mesmo romântica, Rony acredita ser possível criar parceria, impacto social positivo e um sentimento profundo de amizade.

Livro de leitura leve, descontraída, flui como uma conversa, sem enrolação, exageros ou termos rebuscados. O trabalho gráfico do livro é impecável, cada detalhe é um charme, repleto de fotografias, cores fortes e jogadas tipográficas.

Carioca e cidadão do mundo, Rony Meisler nasceu em março de 1981. Influenciado pelo pai, formou-se em engenharia. Graduado se tornou analista na Accenture, mas não fluiu, como diz Rony “me sentia um peixe fora d’água, mas não sabia qual mapa deveria escolher”. Um dia enquanto malhava com o amigo Fernando Signal, chegaram 5 sujeitos vestidos com a mesma bermuda. Brincaram que isso, ou era um problema de demanda reprimida, ou de demência coletiva. Aquele foi o estalo, viram ali uma oportunidade de negócios, desde então chamam esse dia de DIA D.

Entre muitos desafios conseguiram criar a primeira peça. Até então a ideia era muito fresca na cabeça, nem nome eles tinham definido. Numa noite um amigo pergunta se iam na reserva no dia seguinte. Foi algo natural, porque não chamar Reserva? Afinal, era uma praia adorada pelos amigos. Depois do nome veio o logotipo icônico, o pica-pau. Ele foi descartado pela designer, e em um momento de revisão, Rony pediu para ver as opções anteriores, e como el diz no livro “o pica-pau nasceu do lixo”.

Vencidos diversos altos e baixos, a Reserva começou ganhar tração e impacto no mercado. Conquistou o universo da moda, subiu passarelas e marcou presença no Fashion Rio e São Paulo Fashion Week. O modelo de negócios da Reserva é único no universo da moda. Com um estilo rebelde eles quebram as regras e criam projetos inovadores e subversivos. A marca praticamente não investe em publicidade, essa verba é utilizada internamente para trazer benefícios e melhorias para os funcionários. Daí nasceu, por exemplo, o projeto “bota na vitrine”, onde o funcionário conta 3 sonhos e a equipe de felicidade busca formas de realizar esses desejos. Já teve salto de paraquedas, dirigir ferrari e até mesmo uma lua de mel bancada pela Reserva.

O estilo inovador e subversivo legou a Reserva uma fama única. Conhecida internacionalmente, foi eleita pela Fast Company como uma das empresas mais inovadoras do mundo. Rony e a Reserva acumulam diversos prêmios por suas inovações em negócios.

Top 5 Aprendizados

  1. É possível ter lucro e construir projetos de impacto social positivo.
  2. Unir pessoas através de propósitos.
  3. Ser ousado e testar novas abordagens.
  4. Inovação começa quando regras são quebradas.
  5. Ciclos de feedback e ambiente horizontal.
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Rebeldes Têm Asas
Rony Meisler
Livros & Negócios 2018 por MINIMAL