x

Newsletter

Receba conteúdo semanal do L&N

  • Mídias:
Tim Leberecht

Romantize seus negócios

  • Recursos:
Comprando o livro pelo nosso link você colabora com esse projeto :D Amazon

Romantize seus negócios - Tom Leberecht

O livro do sonhador e romântico Tim Leberecht “Romantize seus negócios” (Rocco; 270 páginas; tradução de Nivaldo Montingelli Júnior; 35 reais) instiga e provoca a comunidade de negócios a sentir, viver e experimentar mais. O autor faz um apelo ao mistério, ao encantamento e à paixão pelos nossos projetos. Como pensar os negócios de forma mais humana, dinâmica e significativa? É nesse oceano de subjetividade e desafio que o autor lança seu leitor.

O mundo dos negócios é conhecido e marcado por sua frieza, racionalidade e seriedade. Com sua indumentária própria, termos militares e energia altamente competitiva, é associado à racionalidade e dureza. No entanto, Leberecht propõe uma nova perspectiva, um ferramental conceitual para viver a experiência de negócios e superar seus mitos e tradições. Romantize seus negócios provoca o leitor à paixão e encantamento. Quanto coração, vontade e intenção você coloca nos seus projetos? Existe uma entrega completa? Um sentimento de exaustão e felicidade na entrega de um projeto?

Leberecht clama por humanidade e mais subjetividade no mundo da datificação e do ego quantificado do Vale do Silício. O autor perturba o leitor, provocando a reflexão e a dúvida. Será que vivo intensamente meus projetos e desafios? Estou vivo e consciente da beleza, dores e possibilidades do mundo? A busca pela romantização nos negócios é de adicionar uma camada mais humana e intimista. É dividir o palco da racionalidade com a emoção. É compartilhar a tomada de decisão entre o intelecto e a intuição. Não é eliminar nenhuma das inclinações que nos fazem tão humanos, mas sim liberar-se para a experimentação e inovação. É romper paradigmas e códigos rígidos de operação e quantificação de negócios. Os românticos estão buscando mais que dinheiro, acreditam que a recompensa econômica é só uma parte do que torna o trabalho gratificante. São pessoas incomodadas, constantemente cutucadas por uma energia de inovar, de quebrar as regras, de ir além, de experimentar e transcender. O autor traz histórias de muitos românticos e sonhadores. Como eles inovaram, criaram novos mercados e viveram com intensidade seus projetos; além dos retornos financeiros muitas vezes astronômicos. Leberecht cita Steve Jobs e com ele fecho esse texto. Jobs tem uma frase icônica que diz:  “Um grande marceneiro não vai utilizar madeira vagabunda para o fundo de um armário, mesmo que ninguém veja.”

Romantize seus negócios - Steve Jobs

Um romântico está comprometido com os detalhes e não fica em paz enquanto tudo não estiver alinhado. Como Jobs, um romântico nato, um incomodado e subversivo, não se permitia produzir dispositivos com suas partes internas desconfiguradas, com péssimo design. Jobs pressionava sua equipe de design e engenharia para entregar a parte interna dos aparelhos com uma arquitetura e design impecável. Sua busca trouxe sucesso, reconhecimento e legado. Romantize seus negócios, coloque vida, expressividade e entregue-se de corpo e alma aos seus projetos e sonhos.

Top 5 Aprendizados

  1. Valorize os números, mas também a imaginação, fantasia e os sonhos.
  2. Não goste somente, apaixone-se perdidamente pelos seus projetos.
  3. Cuide dos detalhes, dê vida e cuidados especiais para seus projetos.
  4. Seja romântico, mas conheça os limites. A razão é importante, mas não se limite a ela.
  5. Te falta motivação? Talvez falte um sonho ou um projeto para se apaixonar.
Reproduzir

podcast

Romantize seus negócios
Tim Leberecht
Livros & Negócios 2018