Agora o meu livro "Pensamento estratégico é um lifestyle" está disponível em audiobook, clique aqui para conhecer.
x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Seth Godin

Tribos

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

Tribos - Seth Godin

O livro do guru de marketing Seth Godin “Tribos: Nós precisamos que Você nos lidere” (Editora Alta Books: tradução de Rafael Reis; 160 páginas; 29 reais) traz fragmentos e reflexões sobre liderança. O autor fala sobre o momento único que vivemos onde a tecnologia e globalização tem horizontalizado o mundo e por conseguinte criado uma lacuna de lideranças.

Um mundo rápido, hiperconectado e muito exigente tem gerado muitas oportunidades. Contudo, essas novidades criaram uma lacuna enorme em liderança. O dinamismo do século XXI e seu progresso tecnológico criaram uma obsessão pelo gerenciamento e pelos controles estatísticos. Esse movimento criou muitos técnicos e gestores, mas para lidar com as novidades e com a urgência dos novos tempos nós precisamos de líderes. Precisamos de gente que inspire, que crie movimentos, que forme grupos e abra canais de discussão.

O livro de Seth Godin tem um formato fragmentado e dinâmico, onde o autor não se prende em dar profundidade às reflexões e sim lançar ideias para aspirantes a líderes ou indivíduos potenciais que ainda não despertaram. Seu apelo e fé na liderança são tão grandes que o livro toma facilmente um formato de manifesto, um grito pela escassez de lideranças e de indivíduos inspiradores.

Nós vivemos em tribos, somos sociais, e isso não é mais uma novidade. Nossa tendência a se agrupar, ser uma tribo vem de um comportamento inerente a nós: a socialização. Temos uma tribo em casa, com comportamentos, crenças e rituais. Temos uma tribo na faculdade, com suas regras e tendências. E em todos campos de nossa vida nós nos reunimos. Funcionamos assim: juntamos pessoas, acreditamos em movimentos e lutamos por eles. O autor clama por indivíduos que tomem a frente, que inspirem o agrupamento, que criem movimentos em prol de inúmeras causas.

Embora o mundo digital tem facilitado a comunicação, muitas vezes estamos dispersos, sem uma crença, sem algo para projetar nossa energia e viver. A tecnologia acelera o processo, barateia a comunicação e com ímpeto e paciência um indivíduo pode criar uma tribo e lutar por uma ideia. Seth Godin não acredita que para liderar você precisa ser um líder nato, na verdade ele crê que você precisa de coragem e atitude, pois o mundo é amplo e rico de oportunidades. Não precisa liderar 1 milhão de pessoas ou delirar em sonhos faraônicos, o autor sugere um número mais modesto, lidere um movimento com mil pessoas e ele vai gerar grandes resultados, alavancar o líder e impactar muitas vidas.  

Quase sempre recuamos ou tememos a liderança por causa da exposição. Todo indivíduo tem medo de ser rejeitado socialmente, pesquisas indicam que tememos mais a exposição e o fracasso social do que a morte, altura ou animais peçonhentos. A liderança não tem um formato claro ou manual de uso. Tem líder sorridente, líder cara amarrada, tem líder que é mega carismático, tem líder que é discreto, tem líder de todo jeito. Por isso, acreditar que você precisa estar dentro de um conjunto de características é um grande erro e uma sabotagem. Liderar é assumir compromisso, lutar por alguma ideia e juntar as pessoas para caminhar em alguma direção. Liderar não tem a ver com dinheiro, com carisma, com posses, com nada além de uma ideia forte, clareza no discurso e um amor ao que prega e faz. Precisamos de líderes. Nós precisamos que Você lidere!

Top 5 Aprendizados

  1. Liderança não é gerenciamento
    Líder tem seguidores, gerente tem funcionários. Líderes inspiram coragem e movimento, gerentes fazem pressão e lutam por metas. Gerentes controlam números e rendimento, líderes motivam, abrem caminho e lutam por ideais. Nenhum é melhor que o outro, ambos fazem trabalhos diferentes, mas é bom entender que são papéis diferentes.
  2. O mundo precisa de líderes; vivemos uma crise de lideranças.
    Nosso mundo, para onde olhamos estamos quase sem líderes. Vivemos hoje uma crise mundial de liderança, independente do ambiente que olhemos, seja empresarial ou político. Precisamos acreditar em algo e lutar por ideias, mas para isso precisamos de gente que inspire e puxe as pessoas, líderes que criem tribos.
  3. Líderes são curiosos, desafiam o status quo.
    O líder, como diz Godin são hereges. Eles confrontam as verdades do mundo e criam novas ideias e movimentos. Líderes têm esse hábito infantil de fuçar e ser curiosos.
  4. Liderança gera movimento, propósito.
    Liderança cria movimento, quando somos guiados por um líder forte e inspirador nós vivemos uma experiência de imersão, vivemos por um propósito.
  5. Nosso maior inimigo é o medo.
    Você não precisa nascer líder, ter habilidades sociais incríveis ou um carisma padrão hollywood. Na verdade a liderança não tem fórmula pronta, tem líderes dos mais diversos tipos; o que precisamos é coragem, se lançar aos projetos e enfrentar o medo da rejeição.
Reproduzir

podcast

Tribos
Seth Godin
Lucas Conchetto - 2018