Agora o meu livro "Pensamento estratégico é um lifestyle" está disponível em audiobook, clique aqui para conhecer.
x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Mariano Sigman

A vida secreta da mente

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

77_headerpost

O livro do neurocientista Mariano Sigman “A vida secreta da mente” (Objetiva; tradução de Joana Angélica d’Avila Melo; 288 páginas; 50 reais) viaja pelo desenvolvimento humano em busca de decifrar como nosso cérebro trabalha em cada fase da vida. Como forjamos pensamentos, definimos realidade, tomamos decisões, aprendemos e ensinamos. Através da neurociência Sigman nos revela como a mente humana é poderosa e ainda muito misteriosa.

Através de um pensamento e uma proposta plural, Mariano Sigman analisa o cérebro humano fazendo uso da física, psicologia, matemática, educação, pedagogia, entre outros campos. Por muitos anos acreditava-se que uma criança nascia uma completa tabula rasa e através das experiências ela definia identidade, descobria o certo e o errado e desenvolvia seus gostos e apetites. No entanto, nos últimos anos a neurociência foi capaz de observar e constatar que recém nascidos têm claras inclinações e estruturas básicas para lidar com o real. Noções de espaço, simetria e geometria podem ser observados em crianças ainda muito pequenas. Elas são capazes de perceber irregularidades e escolher com base em muitos critérios, mesmo que ainda de forma rudimentar.

Ciclo de vida

Muitos profissionais acreditavam que expor uma criança a duas línguas seria um grande risco para seu desenvolvimento, contudo, pesquisas neurocientíficas mostram uma vantagem clara e poderosa para as crianças bilíngues. Seus cérebros desenvolvem novas conexões e uma estrutura mais robusta para lidar com a linguagem e a abstração.

Estudos recentes trazem cada vez mais segurança aos pesquisadores que o cérebro tem muitas estruturas pré-definidas e complexas para lidar com o real. Por isso crianças ainda muito pequenas são capazes de lidar com inúmeras situações diferentes. Muito provavelmente esse é um legado evolutivo. Através de milênios no planeta, nossa espécie desenvolveu características únicas, que foram passadas para suas futuras gerações. Acredita-se que em torno de 60 mil anos o cérebro humano já tinha a estrutura que conhecemos hoje. O que parece curioso, se não assustador. Como poderíamos compartilhar uma mesma estrutura biológica com seres ancestrais, se somos tão evoluídos e temos tanta tecnologia e conhecimento. E é justamente essa a grande capacidade da mente humana. Nosso conhecimento é passado de geração em geração através da linguagem, dos livros, histórias, mitos e outros dispositivos que o coletivo tem para definir cultura e identidade. Esse poder de perpetuar ideias e criar uma rede complexa de informação dá ao homem uma capacidade impressionante para a inovação e transformação. Fica claro então que nosso poder está no social, na coletividade, e é nesse contexto que definimos identidade. É no nicho social que atingimos nossas potencialidades.

Cérebro em transformação

O cérebro humano é um universo. A consciência e o inconsciente. A realidade e o mundo dos sonhos. Sentimentos e emoções. Controles precisos para a sobrevivência: batimentos cardíacos, respiração, metabolismo e tantos outros processos. Tudo isso acontece em um cérebro vivo, ativo e que não descansa até o último instante de vida. Nosso cérebro é uma máquina incrível e a abordagem de Mariano Sigman nos deixa ainda mais encantados com essa preciosidade.

O livro traz uma viagem prazerosa e rica de informação. Muitos trechos são encantadores, principalmente quando nos reconhecemos nas pesquisas e nos dados apresentados. Nossas habilidades e limitações ficam mais claras, e nosso espanto e aumenta nossa admiração pelo mistério da vida.

Top 5 Aprendizados

  1. O ser humano é educado e transformado a vida toda.
  2. O cérebro não está o tempo todo em sincronia.
  3. Somos uma pequena ilha de consciência em um oceano de inconsciência.
  4. Não nascemos definidos; há margem para criação e transformação.
  5. O sono é fundamental para a saúde mental.
Reproduzir

podcast

A vida secreta da mente
Mariano Sigman
Lucas Conchetto - 2018